Estamos no mês AZUL, é considerada mundialmente o mês do Diabetes, época de refletir sobre uma das doenças mais prevalentes no mundo.
Vamos conhecer um pouco desta história?
De onde surgiu diabetes e insulina?
O nome diabetes deriva do grego e significa sifão – porque tudo que o diabéticobebe de água, ele urina. É a “doença da urina doce” daí o sobrenome da diabetes mellitus (mellitus = mel).
A primeira referência que temos sobre a doença foi por meio do papiro de Erbers que consistia em um documento médico egípcio, descoberto pelo alemão GergEbers em 1872. Este documento descreve uma doença que tinha como característica urinar muito. Provavelmente este antigo documento era de 1.500 anos antes de Cristo. Entretanto, foi na Grécia Antiga, já na Era Cristã, que surgiu o nome “diabetes”, dado por Arateus, 250 antes de Cristo.
O papel do pâncreas no diabetes, órgão que produz insulina, data de 1889 e foi feita por Joseph von Mering e OskarMinkowski. Estes pesquisadores observaram que cães sem pâncreas tinham os sintomas de diabetes: urinavam muito e bebiam muita água.
Em 1910, o senhor Edward Albert Sharpey-Schaferdeduziu que o diabetes resultava da falta da insulina.
Em 1921 os pesquisadoresBantinge Best isolaram a insulina. Isto proporcionou à disponibilidade de um tratamento eficaz para o diabetes em 1922.
O Banting e Best fizeram a patente disponível gratuitamente de modo que milhões de diabéticos no mundo inteiro pudessem obter o acesso à insulina.
Banting e Best receberam o prêmio Nobel de Medicina por sua descoberta em 1921.
Em 1922 janeiro, Leonard Thompson, de 14 de idade, no Hospital Geral de Toronto/Canadá, recebeupela primeira vez uma injeção da insulina para tratar o diabetes. Thompson viveu outros 13 anos antes de morrer de pneumonia na idade 27 anos.
A partir daí novas e melhores insulinas surgiram na tentativa de controlar a glicemia, açúcar no sangue, e minimizar as complicações que esta doença pode trazer a vida do diabético.
Referência: www.diabetes.org.br
O que será que eu tenho? Diabetes tipo 1 ou tipo 2?
Vamos tentar explicar.
Diabetes é o nome que se dá a doença que cursa com aumento no nível de glicemia, isto é, aumento do açúcar no sangue.
Diabetes tipo 1 é uma doença genética, ligada a genes, não é transmitida de pai para filho, mas irmãos podem apresentar a mesma doença. Neste caso o pâncreas, órgão que produz insulina, deixa de produzí-la e o único tratamento que existe é aplicar insulina.
Por outro lado, no diabetes tipo 2 há produção de insulina, mas que não possui ação adequada e por isso há necessidade de usar medicamentos que ajudem a insulina produzida pelo paciente a funcionar melhor e controlar seu diabetes. Com o tempo o pâncreas do diabético tipo 2 também deixa de produzir insulina e ele pode vir a precisar do uso de insulina para tratamento.
Outra diferença entre os dois tipos de diabetes é a faixa etária de acometimento, geralmente o diabetes tipo 1 se instala na criança e o tipo 2 no adulto, mas as coisas nem sempre são assim, atualmente as crianças tem apresentado cada vez mais diabetes do tipo 2 por erros alimentares e inatividade física e também existe diabetes tipo 1 que inicia na vida adulta.
Outro diabetes que existe é o diabetes da gestação, que acontece durante a gravidez pela ação dos outros hormônios que não deixam a insulina da gestante agir de maneira adequada. Este tipo pode persistir após o parto ou não, mas o tratamento durante a gravidez só pode ser o uso de insulina.
De qualquer maneira é uma doença cada vez mais prevalente e que trás consigo complicações que podem ser evitadas se o tramento for bem conduzido.
Atualmente muitas medicações novas surgiram:
Procure seu médico, converse com ele sobre novas medicações, o mais importante é sua saúde agora e no seu futuro.
Cuide-se, saúde em primeiro lugar!
Agendar consulta