É queixa comum no consultório de endocrinologistas, homens com queixa de diminuição da disposição em fazer exercícios ou dificuldade em ganhar massa muscular apesar das atividades físicas. Pode acompanhar diminuição de desejo sexual, irritabilidade, aumento de gordura abdominal e diminuição da massa muscular.
A este quadro que aparece geralmente a partir dos 30 anos de idade, decorre da diminuição gradual e progressiva da testosterona, principal hormônio masculino, fazendo parte do envelhecimento masculino normal, frequente em 20% dos homens e que chamamos de hipogonadismo masculino.
O aumento da gordura abdominal, leva à resistência insulínica e maior propensão à diabetes e à doença arteriosclerótica e consequentemente às doenças cardiovasculares.
30% dos homens diabéticos e 20% dos homens obesos apresentam testosterona baixa, com maior risco de complicações cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica, sem falar no risco de desenvolver osteoporose.
Porém nem todo homem pode fazer reposição de testosterona, existem indicações e contraindicações que precisam ser investigadas previamente.
Agendar consulta