Quando falamos sobre o tratamento de diabetes mellitus (DM) nos últimos anos muito se fala de uma classe de drogas, os chamados inibidores do cotransportador de sódio-glicose, conhecida como inibidores de SLT-2. Estas drogas atuam nos canais de cotransporte de glicose e sódio localizados nos rins, estimulando a glicosúria.
Muitos trabalhos científicos tem mostrado a grande eficácia deste grupo de medicações como promissoras na melhora do controle glicêmico. Mas a grande novidade é que além de melhorar o diabetes, também melhoram a insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica, mesmo em não diabéticos, oque tem trazido prescrições desta medicação pelos cardiologistas e nefrologistas.
No último congresso internacional de cardiologia deste ano, European Society of Cardiology (ESC) de 2021 que ocorreu de forma virtual, este grupo de drogas teve grande destaque, com a discussão de resultados de grandes estudos como EMPEROR reduced, EMPEROR preserved e EMPEROR poolled, que evidenciaram estes benefícios cardiovasculares e renais nos pacientes não diabéticos.
Com absoluta certeza muitos trabalhos ainda virão ser nos próximos meses trazendo novidades que beneficiam diabéticos e não diabéticos.
Referências:
NEJM, Augusto 27, 2021
NEJM, octuber 8, 2020
Agendar consulta