A palavra é difícil de falar e por isso muitas vezes abreviamos em “endocrino”.
É a especialidade que cuida dos hormônios que são produzidas por glândulas.
Toda glândula produz hormônio?
Não, algumas glândulas não produzem hormônios, mas outras substâncias como suor (glândulas sudoríparas) e gordura (glândulas sebáceas).
Os hormônios tem função muito importante em todo corpo e uma das mais importantes é controlar nosso metabolismo. Controlam a quantidade de energia que consumimos e que gastamos, e assim o nosso peso.
Outras funções muito importantes dos hormônios são ligadas ao nosso desenvolvimento da puberdade, crescimento, ciclo menstrual, controle de açúcar no sangue, menopausa e andropausa.
Como a figura está mostrando, existem glândulas endócrinas em todo corpo e estas se comunicam e fazem sua funções específicas através dos hormônios que produzem que através do sangue chegam em todo corpo.
Se as glândulas estão em todo corpo e os hormônios agem no controle do funcionamento de quase tudo, podemos concluir que a Endocrinologia cuida do funcionamento da nossa vida! fazendo a interação entre todos os sistemas e órgãos.
Não existe check-up hormonal, existem por volta de 50 hormônios produzidos pelo nosso organismo, cada qual com sua função, o endocrinologista investiga com um questionário durante consulta.
É por isso que é muito comum ir ao endocrinologista e ele perguntar tudo sobre nós, para descobrir qual hormônio ou glândula está com “defeito” é um trabalho de investigação de Sherlock Holmes, só depois partir para a dosagem hormonal, confirmar e tratar, se necessário.
Agendar consulta